TIMO KOTIPELTO: “ESSE É NOSSO MELHOR ÁLBUM EM ANOS. STRATOVARIUS ESTÁ DE VOLTA!”

segunda-feira, junho 03, 2013
Stratovarius vem servindo ao Power Metal gloriosamente por quase três décadas lançando obras primas. Alguns dos álbuns mais inspiradores do gênero são deles. Com a iminente chegada à Grécia e pelo seu novo álbum “Nemesis”, a Rock Overdose falou com o vocalista Timo Kotipelto...

RockOverdose.gr: Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo pelo “Nemesis”. É um dos melhores lançamentos de Power Metal de 2013. E essa é uma surpresa agradável. Qual é o retorno que vocês tiveram dos fãs até agora?

Timo: Muito obrigado! O retorno tem sido muito, muito bom! Parece que os fãs pensam que esse é o nosso melhor álbum e muitos anos. Stratovarius está de volta!

RockOverdose.gr: Não que eu não goste de “Polaris” e “Elysium” mas eu tenho a impressão que “Nemesis” está em um nível mais alto. O que você acha que levou a esse resultado?

Timo: Tem várias razões, provavelmente. Eu acho que uma delas é devido ao fato que agora Jens, Lauri, Matias e eu já havíamos gravado dois álbuns (antes de Nemesis) juntos e fizemos muitas tours. Dessa vez Matias também estava mixando o álbum. Nós estamos crescendo juntos. E claro, Rolf sendo um garoto novo está trazendo muita energia nova para a banda.

RockOverdose.gr: Eu tenho notado que “Nemesis” não é super produzido, algo que permite as músicas respirarem e as melodias se desenvolverem. Eu quero dizer, é claro que tem teclados, mas não com um sentido sinfônico. Foi algo intencional escrever músicas mais pesadas?

Timo: Sim. Nós não queríamos outro álbum como o Elements cheio de orquestração. Esse é mais metal do que Symphonic Metal. E também as músicas não precisavam uma grande orquestra.

RockOverdose.gr: Parece que vocês gostam de escolher nomes gregos para seus álbuns ultimamente, antes “Elysium”, agora “Nemesis”. Por que Nemesis? Vocês conhecem a mitologia grega?

Timo: A história grega é muito fascinante e com grandes lendas e mitos! Dessa vez foi Matias quem sugeriu o título para o álbum. Nemesis é um nome excelente para esse álbum.

RockOverdose.gr: Nós estamos felizes em ver que vocês e Timo Tolkki estão em boa forma, produzindo álbuns importantes esse ano. Você já ouviu seu projeto “Avalon”? Qual a sua opinião?

Timo: Também estou muito feliz por ele e gosto do fato que ele está trabalhando e produzindo músicas legais.

RockOverdose.gr: Vocês já pensaram em novas músicas ou ainda é muito cedo? Alguma direção ou cronograma?

Timo: Ainda é um pouco cedo. Talvez nós vamos começar a compor depois que a tour Sul-Americana tenha terminado.

RockOverdose.gr: Como é o sentimento de ser um dos fundadores e líderes do gênero Power Metal, tendo influenciado outros gigantes como o Nightwish, etc?

Timo: Eu me sinto muito honrado e humilde quando grandes bandas como o Nightwish dizem que nós os inspiramos! É verdade que nós somos uma das primeiras bandas finlandesas a ter sucesso internacional. E eu me sinto feliz quando vejo novas bandas boas vindas da Finlândia.

RockOverdose.gr: Vocês tem um novo baterista desde o ano passado, Rolf Pilve. Como você se sente tendo Rolf no time? O novo sangue está dando a vocês uma inspiração adicional?

Timo: Primeiramente, Rolf é um baterista brilhante e um rapaz muito legal. Ele trouxe uma nova energia para a banda. Eu também sinto que a banda está mais viva do que alguns anos atrás. E os fãs aceitaram Rolf e o receberam muito bem. Toda vez nós vamos e tocamos ao vivo e nos divertimos muito. Como vocalista é um sentimento muito bom ter tantos músicos ótimos na sua banda. Eles são todos soberbos!

RockOverdose.gr: Ano que vem é do 30º aniversário da banda, se estou correto. Vocês planejaram algo especial para celebrar a ocasião?

Timo: Nós não pensamos. Eu estou na banda por 20 anos, mas os outros membros não. Mas talvez nós pensaremos em algo.

RockOverdose.gr: Em quase um mês vocês irão visitar a Grécia. O que você lembra da sua última visita aqui e o que você espera dos fãs gregos? O setlist incluirá músicas de toda a carreira? Alguma surpresa?

Timo: Os fãs gregos são definitivamente um dos melhores! Bem barulhentos mas também pessoas legais de conversar. Nós não tocamos nada dos primeiros álbuns. É bem difícil fazer um setlist, já que nós lançamos muitos álbuns do Stratovarius. Nós vamos tocar muitas músicas do Nemesis, sem esquecer de alguns hits antigos.

RockOverdose.gr: Vocês irão tocar com Secret Illusion e Silent Rage. Você já ouviu a música deles? Se sim, qual a sua opinião? Você conhece outra banda grega?

Timo: Eu não escutei nada deles ainda. Talvez eu escute algo quando tiver tempo. Claro que conheço Gus G e Firewind.

RockOverdose.gr: Por favor, termine essa entrevista com uma mensagem para os fãs gregos. Obrigada pelo seu tempo e nós estamos esperando a sua presença na Grécia!

Timo: Eu estou muito feliz que estou voltando para a Grécia! Estou esperando para ter uma ótima festa Power Metal com vocês! Efkharisto!!!

Para RockOverdose.gr: Kleanthis Papagianopoulos

Tradução: Marina Cruzeiro

COMPARTILHE!

Site dedicado ao Stratovarius

Relacionados

Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »