TIMO KOTIPELTO: “ESSE É NOSSO MELHOR ÁLBUM EM ANOS. STRATOVARIUS ESTÁ DE VOLTA!”

Stratovarius vem servindo ao Power Metal gloriosamente por quase três décadas lançando obras primas. Alguns dos álbuns mais inspiradores do gênero são deles. Com a iminente chegada à Grécia e pelo seu novo álbum “Nemesis”, a Rock Overdose falou com o vocalista Timo Kotipelto...

RockOverdose.gr: Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo pelo “Nemesis”. É um dos melhores lançamentos de Power Metal de 2013. E essa é uma surpresa agradável. Qual é o retorno que vocês tiveram dos fãs até agora?

Timo: Muito obrigado! O retorno tem sido muito, muito bom! Parece que os fãs pensam que esse é o nosso melhor álbum e muitos anos. Stratovarius está de volta!

RockOverdose.gr: Não que eu não goste de “Polaris” e “Elysium” mas eu tenho a impressão que “Nemesis” está em um nível mais alto. O que você acha que levou a esse resultado?

Timo: Tem várias razões, provavelmente. Eu acho que uma delas é devido ao fato que agora Jens, Lauri, Matias e eu já havíamos gravado dois álbuns (antes de Nemesis) juntos e fizemos muitas tours. Dessa vez Matias também estava mixando o álbum. Nós estamos crescendo juntos. E claro, Rolf sendo um garoto novo está trazendo muita energia nova para a banda.

RockOverdose.gr: Eu tenho notado que “Nemesis” não é super produzido, algo que permite as músicas respirarem e as melodias se desenvolverem. Eu quero dizer, é claro que tem teclados, mas não com um sentido sinfônico. Foi algo intencional escrever músicas mais pesadas?

Timo: Sim. Nós não queríamos outro álbum como o Elements cheio de orquestração. Esse é mais metal do que Symphonic Metal. E também as músicas não precisavam uma grande orquestra.

RockOverdose.gr: Parece que vocês gostam de escolher nomes gregos para seus álbuns ultimamente, antes “Elysium”, agora “Nemesis”. Por que Nemesis? Vocês conhecem a mitologia grega?

Timo: A história grega é muito fascinante e com grandes lendas e mitos! Dessa vez foi Matias quem sugeriu o título para o álbum. Nemesis é um nome excelente para esse álbum.

RockOverdose.gr: Nós estamos felizes em ver que vocês e Timo Tolkki estão em boa forma, produzindo álbuns importantes esse ano. Você já ouviu seu projeto “Avalon”? Qual a sua opinião?

Timo: Também estou muito feliz por ele e gosto do fato que ele está trabalhando e produzindo músicas legais.

RockOverdose.gr: Vocês já pensaram em novas músicas ou ainda é muito cedo? Alguma direção ou cronograma?

Timo: Ainda é um pouco cedo. Talvez nós vamos começar a compor depois que a tour Sul-Americana tenha terminado.

RockOverdose.gr: Como é o sentimento de ser um dos fundadores e líderes do gênero Power Metal, tendo influenciado outros gigantes como o Nightwish, etc?

Timo: Eu me sinto muito honrado e humilde quando grandes bandas como o Nightwish dizem que nós os inspiramos! É verdade que nós somos uma das primeiras bandas finlandesas a ter sucesso internacional. E eu me sinto feliz quando vejo novas bandas boas vindas da Finlândia.

RockOverdose.gr: Vocês tem um novo baterista desde o ano passado, Rolf Pilve. Como você se sente tendo Rolf no time? O novo sangue está dando a vocês uma inspiração adicional?

Timo: Primeiramente, Rolf é um baterista brilhante e um rapaz muito legal. Ele trouxe uma nova energia para a banda. Eu também sinto que a banda está mais viva do que alguns anos atrás. E os fãs aceitaram Rolf e o receberam muito bem. Toda vez nós vamos e tocamos ao vivo e nos divertimos muito. Como vocalista é um sentimento muito bom ter tantos músicos ótimos na sua banda. Eles são todos soberbos!

RockOverdose.gr: Ano que vem é do 30º aniversário da banda, se estou correto. Vocês planejaram algo especial para celebrar a ocasião?

Timo: Nós não pensamos. Eu estou na banda por 20 anos, mas os outros membros não. Mas talvez nós pensaremos em algo.

RockOverdose.gr: Em quase um mês vocês irão visitar a Grécia. O que você lembra da sua última visita aqui e o que você espera dos fãs gregos? O setlist incluirá músicas de toda a carreira? Alguma surpresa?

Timo: Os fãs gregos são definitivamente um dos melhores! Bem barulhentos mas também pessoas legais de conversar. Nós não tocamos nada dos primeiros álbuns. É bem difícil fazer um setlist, já que nós lançamos muitos álbuns do Stratovarius. Nós vamos tocar muitas músicas do Nemesis, sem esquecer de alguns hits antigos.

RockOverdose.gr: Vocês irão tocar com Secret Illusion e Silent Rage. Você já ouviu a música deles? Se sim, qual a sua opinião? Você conhece outra banda grega?

Timo: Eu não escutei nada deles ainda. Talvez eu escute algo quando tiver tempo. Claro que conheço Gus G e Firewind.

RockOverdose.gr: Por favor, termine essa entrevista com uma mensagem para os fãs gregos. Obrigada pelo seu tempo e nós estamos esperando a sua presença na Grécia!

Timo: Eu estou muito feliz que estou voltando para a Grécia! Estou esperando para ter uma ótima festa Power Metal com vocês! Efkharisto!!!

Para RockOverdose.gr: Kleanthis Papagianopoulos

Tradução: Marina Cruzeiro