STRATOVAIUS: BLOG ESPANHOL ENTREVISTA BAIXISTA

quinta-feira, junho 13, 2013
A banda:

Stratovarius é uma banda finlandesa de Power Metal formada em 1984. Desde sua formação (originalmente como Black Water), lançaram 15 álbuns de estúdio e dois álbuns ao vivo. Junto com Helloween, Dark Moor, Blind Guardian, Gamma Ray, HammerFall, Angra e Rhapsody of Fire, o Stratovarius é considerado um dos principais grupos do gênero Power Metal e Symphonic Metal.

A banda vem sofrendo com muitas mudanças caóticas: não há nenhum membro fundador da banda desde a saída de Tuomo Lassila em 1995; atualmente, o membro mais antigo da banda é Timo Kotipelto, que se juntou à banda em 1994.

O disco:

Nemesis (2013) é o décimo quinto álbum de estúdio da banda de Power Metal finlandesa Stratovarius, que foi lançado em 22 de fevereiro de 2013; é o primeiro álbum com Rolf Pilve que substituiu Jörg Michael na bateria. Timo Kotipelto disse que este álbum é o novo estilo da banda, é um álbum que tem tudo do começo ao fim. Nemesis (2013), reúne as melhores características do metal melódico, poderoso, fresco e tecnicamente preparado pela banda, tudo temperado com um incrível senso de melodia.


O álbum foi produzido e mixado por Matias Kupiainen e masterizado por Mika Jussila nos estudios Finnvox. Em apenas uma semana, o álbum alcançou a 3ª posição na Finlândia, alcançando disco de ouro. Timo Kotipelto disse: "Este álbum tem um som mais escuro e mais moderno. Nós, como uma banda, passamos por muitas coisas e amadurecemos como compositores. O processo deste álbum foi mais fácil do que antes, porque nós pudemos dar todo o tempo que Matias Kupiainen precisava". Sobre o primeiro single, Unbreakable disse que "é uma canção muito importante para mim e a letra tem um significado muito pessoal. Às vezes, você pode sair da neblina do dia a dia e ver o que é importante. E quando você está nesse momento especial quando você tem esse sentimento especial, você é invencível, inquebrável. Você realmente precisa parar e desfrutar da sensação. Mesmo se todo mundo se destruir amanhã. " A canção Halcyon Days também foi lançada como demo e como videoclipe, que foi lançado em março de 2013.

A entrevista:

A música do Stratovarius soa como uma linda mistura entre Hard Rock com Heavy Metal, soando como nos anos 70 e 80 e uma grande paixão pela música, com a força do Stratovarius. Então, qual é a real influência musical?

Lauri: Várias influências. As originais são: Deep Purple, Rainbow, Malmsteen, música finlandesa e música clássica. Hoje temos influencia de tudo, desde músicas de metal até trilhas sonoras de filmes até música eletrônica. O Stratovarius ainda é uma banda de metal, mas sempre foi uma banda com mente aberta.

Qual a diferença entre a música do Stratovarius hoje e a música de (quase) 30 anos atrás?

Lauri: Os tempos mudam, pessoas mudam e a música muda. A vida que vivemos nos dá influências que você pode ouvir na música. E também, muitos músicos mudaram durante os anos. Novas pessoas, novas influências. Seria sem sentido fazer tudo igual de novo. Se você quer algo igual ao material antigo, então só escute os álbuns antigos.


Essa não é a sua segunda vez fazendo tour na Espanha. O que vocês irão oferecer nos seus shows e o que você espera dos espanhóis dessa vez?

Lauri: Nós vamos oferecer o melhor show que pudermos. Várias músicas novas combinadas com as antigas clássicas. Um pouco de cara para todo mundo. Os fãs espanhóis sempre foram legais com o Stratovarius por tantos anos e nós queremos devolver isso os presenteando com um show que irá explodir suas cabeças! Nós esperamos que eles venham ver o show e fiquem malucos!

Vocês tem alguma surpresa ou algum plano alternativo para essa tour de 2013? Você poderia antecipar alguma coisa para nós? E sobre um novo álbum?

Lauri: Agora estamos concentrados na tour, o novo álbum pode esperar. Nós tentamos tocar em diferentes países e fazer tantos shows que pudermos, fazer uma boa música e ter bons momentos.


Você acha que o mundo digital vai terminar com a música que nós conhecemos hoje? Qual você acha que será o futuro da música?

Lauri: Música e arte sempre mudam e sempre progridem. O tempo dos álbuns físicos está chegando ao fim. Só o tempo irá dizer o que vai acontecer depois. A única coisa que eu acredito é que terá ótimas músicas e arte também no futuro. O progresso não pode ser parado, então por que lutar contra ele?

Qual a sua melhor memória sobre a música?

Lauri: Eu sou da quarta geração de músicos, minha vida inteira é uma memória da música. Minha mãe toca Oboé. Quando eu era muito pequeno, eu sempre lembro minha mãe praticando escalas no Oboé. É uma boa memória.


O que você pensa da atual situação econômica da Europa e do mundo em geral?

Lauri: Nós fazemos música, deixamos política para os outros.

Miscelânea

Poderia nos dizer sobre...

Um livro?

Lauri: Qualquer um do Michel Houllebeq ou Virginie Despentes.

Um filme?

Lauri: A Trilogia Batman, do Christopher Nolan.

Uma música?

Lauri: Unbreakable (2013), Stratovarius.

Um álbum?

Lauri: Master of Puppets (1986), Metallica.

Uma banda ou solista?

Lauri: Qualquer um que tenha a coragem de presentear a sua alma para os outros na linguagem da música.

Muito obrigado. Lembranças da Espanha.

Tradução: Marina Cruzeiro

COMPARTILHE!

Site dedicado ao Stratovarius

Relacionados

Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »