#RELEMBRE: A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO DE TOLKKI FOI A GANÂNCIA


Timo Tolkki publicou uma declaração em 2 de abril deste ano(2008). Os outros membros do Stratovarius gostaria agora de esclarecer as coisas. Você não pode argumentar com a percepção das coisas de alguém, você pode simplesmente explicar como você vê as coisas de uma forma diferente. Os confrontos, brigas, incompetência, tensões, negatividade, amargura, hostilidade, desinteresse, má musicalidade e inimizade que Timo descreveu nunca existiram. Ele construiu essa realidade alternativa em torno desses simples fatos dolorosos para ele: 1) a atividade da banda tem sido lenta desde 2004. 2) O caos em torno de 2004 o fez perder uma grande quantidade de confiança e respeito dentro e fora da banda. 3) o selo do Stratovarius Sanctuary teve graves problemas financeiros a partir de 2005. Ele nos obrigou a iniciar um processo legal no início de 2007. Se você vive a sua vida através dos olhos de outras pessoas, uma queda nas vendas ou uma perda de poder são questões de profunda humilhação pessoal pungente. Outros fatos tristes permanecem. A luta legal nos deixou sem uma maneira de fazer um novo álbum e falidos. A principal motivação de Timo Tolkki para o que ele fez foi a ganância, e não questões de amizade ou de arte. No verão de 2007, ele apresentou as demos de Stratovarius / Revolution Renaissance nós tínhamos tudo financiado e gravado pela Frontiers Records, e ele assinou um contrato de gravação para um projeto solo. Inacreditavelmente, ele prometeu Frontiers que só ele pode (e vai) parar com Stratovarius no período de duração do projeto RR, por razões

de marketing. Em troca, Timo recebeu 154.000 dólares americanos. Ele fez isso nas nossas costas, como estávamos profundamente em busca de Sanctuary legalmente com um grande projeto. Ele ainda não teve a coragem de nos dizer o que ele fez. Descobrimos através de vários comunicados de imprensa e de sua troca de emails. Em outubro, ele nos enviou um e-mail dizendo que não queria continuar, uma maneira muito impessoal, depois de ter estado na mesma banda por 12 anos. Ele explicou que estava cansado do Stratovarius, e se concentrar em coisas como sua ópera. Nós sabíamos há algum tempo que ele detestava tocar ao vivo. Ele não mencionou nada sobre o seu negócio com a Frontiers, que colocou o resto de nós em grande risco financeiro. Ele pediu de forma muito clara que não entrasse em contato com ele e tentar convencê-lo de nada, e ue nós respeitassemos. Depois ele veio a falar muito do fato de que ninguém tentou procurá-lo. Este ano, o Sanctuary concordou em resolver, mas o anúncio do solo de Timo em ruínas, que, deixando-nos com uma dívida de $ 54.000. A perda total é de cerca de 346.000 dólares. Não havia nenhuma razão para o momento de seu anúncio a não ser uma crença tola que faria com que a promoção do projeto de Timo fosse um pouco mais fácil. O que ele fez para o resto de nós foi estúpido, egoísta e mais do que decepcionante, afinal estávamos lado a lado com ele financeiramente em 2004. Então final de janeiro, surpreendentemente, ele nos propôs a tocar como pistoleiros em RR (transformando-o em uma gravação do Stratovarius), e fazendo uma turnê com Jari no baixo. Aparentemente, ele voltou a ter problemas financeiros, devido à falha de sua ópera. Ele, então, rapidamente descartou a idéia de si mesmo.

Em suma, não é tanto uma história de insatisfação que leva a uma decisão sábia e respeitável. Definitivamente não é uma história de naivité. É a história de Faust, a história da loucura, do declínio natural e lento de uma banda, mas no final, algo mundano: a história de um supremo narcisista traindo amigos de 12 anos que ajudou a salvá-lo, alguns anos antes. Esperamos que isto explique um pouco a situação. Desculpe se é muito tempo em uma porcaria de negócios com pouco humor ou música. Este foi um terrível golpe decepcionante para nós. Gostaríamos de agradecer aos nossos fãs que fazem tudo valer a pena, e apesar de tudo, gostaríamos de agradecer a Timo pelo passado, a boa música e os bons momentos. O resto de nós quer deixar claro que estamos indo muito bem e que vamos continuar a fazer música juntos, porque nos preocupamos com os outros e nos preocupamos com os nossos fãs. Temos grandes planos de fato, e teremos algumas novidades muito interessantes nos próximos meses! 

TK JM JJ LP

Tradução: Daiane Aguilär

Fonte: Old Stratovarius