#RELEMBRE: ENTREVISTA COM JÖRG MICHAEL PUBLICADA NO SITE PORTAL DO ROCK EM 2003

STRATOVARIUS, uma mistura de STRATOCASTER, a famosa guitarra FENDER, com o não menos famoso violino STRADIVARIUS. STRATOVARIUS é uma banda de metal melódico com fãs em todo mundo, principalmente no Brasil. A banda vai estar em agosto no país, com apresentação no Olympia, em São Paulo, entre outros shows, mas enquanto a banda não chega, o PORTAL DO ROCK, providenciou um pequeno "petisco" para os fãs brasileiros, entrevistando o baterista Jörg Michael por e-mail. Jörg, além de ser uma pessoa inteligente e um grande músico, também tem um grande senso de humor. Confira abaixo a entrevista na íntegra. ENJOY!!

Portal: O primeiro nome da banda foi BLACK WATER. Você sabia que existiu uma banda de hard rock (se não me engano alemã) com esse nome?

Jörg Michael: Honestamente, eu não sei nada sobre isso, mas com certeza soa como se os caras tivessem sido influenciados pelo DEEP PURPLE.

Portal: Com tantas bandas melódicas no mercado, qual é o segredo para manter o STRATOVARIUS na mídia?

JM: Essa questão é sempre difícil de responder! Como eu posso saber ..? Primeiro, eu acho que nós combinamos muitas coisas em uma só banda. Existem essas músicas super-rápidas, mas por outro lado, nós temos músicas muito lentas, quase baladas, com muito sentimento. A banda tem a capacidade de mostrar muitas faces sem perder a sua credibilidade, além de todos serem bons músicos, ok, às vezes - se eles tiverem vodka suficiente! Eu acho que as harmonias que o Tolkki (vocalista) usa, dá a banda esse sentimento especial que nenhuma outra banda tem. Mais do que qualquer outra coisa eu acho que: todos sentem que o que nós fazemos é tirado de nossos corações. Quando você faz isso, da forma que Tolkki tem feito por todos esses anos, todos sentem que ele não tem feito isso por dinheiro, mas pela música!

Portal: Vocês têm frio quase o ano inteiro na Finlândia (país do STRATOVARIUS). Essa é a razão da existência de tantas bandas em seu país (garotos e garotas ensaiando o ano inteiro, fugindo do mau tempo do lado de fora!)?

JM: JM: Sim..isso é parte do que eu penso! A outra parte é que a Finlândia é tão longe da cena normal que as pessoas precisam ser extremamente boas para receberem alguma atenção!

Portal: As bandas que têm se apresentado no Brasil dizem que nós temos o melhor público. O que você acha disso?

JM: Eu concordo totalmente. Também no sul da Europa, os fãs são muito mais entusiásticos e celebram mais cada show da banda do que em outros países. Nós temos experiência com os fãs mais para cima, no norte, por exemplo, na Suécia, onde eles também são realmente loucos, mas com certeza, a América do Sul é alguma coisa muito especial!

Portal: Bandas são como vinho, melhoram com o tempo? STRATOVARIUS está no seu melhor momento?

JM: Eu não sei, eu não vejo dessa forma. Nós estamos melhores para o momento em que estamos vivendo. Eu não diria que hoje o DEEP PURPLE está vivendo o seu melhor momento, mas eles ainda são uma grande banda. Eu acho que o STRATOVARIUS ainda tem muito para mostrar, mas eu não compararia os tempos do álbum EPISODE com os de agora, isso não funcionaria!

Portal: Como a banda trabalha, alguém chega com uma idéia e todos trabalham a partir dela, ou existe uma espécie de "brainstorm" (discussão sobre um tema), quando vocês começam a compor um novo álbum?

JM: O processo é que na maioria das vezes o Sr. Tolkki prepara as demos, então nós nos reunimos, praticamos, tocamos por aí, tentamos diferentes arranjos, gravamos, re-gravamos, as coisas usuais! Isso também varia de álbum para álbum, às vezes, nós nem ensaiamos, por exemplo, para o disco Visions, para os álbuns da série "Elements", nós trabalhamos muito antes de chegarmos aos estúdios!

Portal: A pergunta inevitável, e sobre as bandas brasileiras, você (e os caras da banda) gosta de alguma delas?

JM: Claro, ANGRA - nós saímos em turnê com eles, ainda com a velha formação, com André Matos, grande banda, grandes pessoas, é pena que (uma das traduções para "shame", dependendo do contexto, mas que também significa "vergonha") eles perderam o básico para continuar trabalhando juntos, eu sou um grande fã do álbum "Holy Land". SEPULTURA, a mesma coisa, eu fiz uma turnê com eles no começo dos anos 90 com uma banda chamada HEADHUNTER, eu nunca tinha visto uma banda tocando esse tipo de metal com tanta energia igual eles tocaram, não durou muito, infelizmente, eles ainda têm uma boa formação, mas não é a mesma coisa....

Portal: Sobre novas bandas, você acredita que exista alguma com possibilidades de "tomar de assalto" o mundo do metal melódico?

JM: Puh, eu não sei, eu aposto que mais cedo ou mais tarde uma banda legal vai chegar e tomar conta, mas nesse momento, eu não vejo ninguém melhor que os velhos, tipo BLIND GUARDIAN ou nós, MASTERPLAN é uma banda nova muito boa, mas os seus membros são também músicos com muita experiência, então, eles na verdade, não estão chegando agora.

Portal: Por favor, diga alguma coisa sobre o seu kit de bateria.

JM: (???) Há mais ou menos dois anos eu uso PREMIER, bons cascos, eu gosto muito deles. Eu monto tudo em um rack da TAMA, muito legal e fácil de montar e desmontar. Meus pratos são fabricados pela MEINL, recentemente eles apresentaram uma série chamada AMUN, eu amo esses pratos, minhas baquetas são fabricadas por VIC FIRTH, as melhores baquetas que você pode conseguir nesse planeta. De qualquer forma, um bom kit de bateria não faz um grande baterista!!!

Portal: Você é endorser de alguma fábrica de bateria? (essa pergunta acabou sendo desnecessária mas, a gente não fica sabendo se não perguntar!!)

JM: Premier Drums, ferragens da Tama, pratos Meinl, baquetas Vic Firth e Sounddata Helsink!

Portal: STRATOVARIUS não escreve diretamente sobre política, mas o que a banda pensa sobre "Guerra do Iraque"?

JM: Nós realmente não gostamos de dar opiniões sobre política, nós lidamos com o infinito, nós não gostamos de nos posicionar acima das outras pessoas e dizer para elas o que é certo e o que é errado! Nesse caso, é óbvio que essa guerra não foi iniciada fora dos motivos que a delegação de Bush quer que nós acreditemos. Até mesmo a sua própria CIA estava contra essa guerra. Com certeza é difícil falar sobre isso. Se você se coloca contra Bush, vai parecer que você apóia Saddam. Desnecessário dizer que ele também é um completo bastardo. Eu realmente não me importo quando esses idiotas se matam entre eles, mas é uma vergonha que muitas pessoas inocentes tenham que morrer e esses caras continuem vivendo num mundo de completa luxuria, que planeta...

Portal: Jörg, obrigado pela sua atenção. Você poderia mandar uma mensagem para os fãs brasileiros?

JM: Ok, obrigado pelas suas perguntas, além disso, eu quero convidar a todos os "metal heads" brasileiros para irem aos nossos shows em agosto. Eu gostaria de dizer, por outro lado, que o próximo campeão mundial vai ser a Alemanha - infelizmente, você não pode ter sorte o tempo todo!!!

Niva dos Santos - especial para o Portal do Rock