STRATOVARIUS - VISIONS IN MY HEAD

Durante a última metade dos anos 90, Stratovarius “governou o poleiro”  quando se tratava de top- not  A-game power metal . Ao longo de três álbuns em três anos - Episode (96), Visions ('97) e Destiny (98) - a banda estabeleceu um padrão que difícil de igualar. O guitarrista Timo Tolkki foi elevado ao status de deus da guitarra, o novo vocalista Timo Kotipelto (a partir de 95) cimentou a sua posição como líder da banda, apesar de dúvidas de fãs iniciais, e o quinteto foi considerado praticamente inseparável. Esse não foi o caso, Stratovarius caiu da graça nos anos que se seguiram e foi bem documentada, com os freios de finalmente ser aplicada a separação completa de auto-destruição quando Tolkki saiu de uma vez por todas em 2008. Três álbuns foram apresentados desde 2009,  um novo começo o axé-monster Matias Kupiainen no lugar Tolkki e a banda tem atingido um fora outro patamar com novo álbum, Nemesis. Foi gravado com base na variação de uma fórmula testada e verdadeira, e ninguém - nem mesmo o vocalista Timo Kotipelto - poderia ter previsto essa onda de feedback positivo que veio desde que a imprensa colocou os olhos sobre ele.


"As reações não têm sido assim desde os últimos 12 ou 15 anos", diz Kotipelto. "Eu estou sempre animado com o lançamento de um novo álbum, claro, mas desta vez sinto como um novo começo. Não só porque temos um novo baterista (Rolf Pilve), mas porque as coisas também têm fluído em um bom caminho.”

O que é um eufemismo enorme para os ouvidos de qualquer um que tenha seguido Stratovarius desde os anos 90. Kotipelto é duramente pressionado a identificar o que aconteceu sobre o processo criativo desta vez, já que tossiu um recorde digno de sua série dos anos 90.

"Quando eu tinha os demos não havia nenhum vocal, nem melodias apenas de guitarra ou melodias de teclado estranhas de Jens . Nessa fase, é difícil dizer se a música vai ser boa ou não. Posso reconhecer que há uma melodia lá que faz algum sentido que eu posso trabalhar, mas pode ser difícil, especialmente com músicas de Matias porque ele não compõe com vocais e letras em mente e  grande parte do tempo eu acabo pensando "que porra é essa? "  quando ouço coisas dele (risos). Às vezes, quando estamos gravando, às vezes Matias sugere que se mude coisas sobre as vozes, porque ele já tem uma visão em sua cabeça do que ele quer. Nós damos feedback um ao outro no estúdio, e realmente para construir. Sobre Jens, ele compõe e tem uma abordagem mais melódica da perspectiva de um cantor, e eu acho que é por isso estivemos na banda juntos por tanto tempo, fizemos demos no últimos dois álbuns e Matias misturou-se a elas no estúdio e podíamos ouvir como as músicas soariam. Elas não eram perfeitas, mas nos deram uma imagem melhor de onde estávamos indo. Naturalmente, no momento em que eu tenho que fazer a minha voz , dois ou três meses se passaram e as músicas mudaram um pouco. "

"Nemesis foi  bem produzido, mas não foi superproduzido", acrescenta. "É muito fácil adicionar coisas para uma canção - 'Ei, vamos colocar uma orquestra aqui ... e amostras lá e ali ..." - Mas não é bem assim neste álbum,  há um monte de teclados, de fato, mas não teclados orquestrais.  Talvez nós estamos indo em uma direção mais pesada, metal mais básico em vez de colocar muitos elementos sinfônicos nas músicas. "

O álbum é realmente mais pesado do que os últimos dois álbuns Stratovarius, apesar do fato dos teclados de Johansson são tão proeminentes como as guitarras. Não é algo que se espera ao tentar imaginar um lote teclado-carregado de canções, mas de alguma forma ele funciona.

"Isso é verdade", Kotipelto concorda. "Jens me explicou, ele disse que tinha enviado uma grande quantidade de faixas de teclado para os outros álbuns, mas eles foram mixados por Mikko Karmilla, e talvez ele não quer ter muito a ver com 'experiência em teclados’. "Matias é um pouco mais louco e está disposto a dar Jens a chance de ter mais de seus sons estranhos no álbum (risos). Eu acho que é bom porque Jens é conhecido por seu jogo de solo, mas para mim parece que ele trouxe para o álbum algo que eu não tinha ouvido antes. "


Sendo assim, Jens Johansson irá provavelmente ser culpado pela influência de trance em 'Halcyon Days' , que entra território inexplorado no mundo Stratovarius. Na verdade é uma faixa de Kupiainen , e a banda estava tão confiante em que eles atiraram um vídeo para ela, embora Kotipelto está a bordo com a grande maioria dos fãs que estão perplexos a primeira vez que ouvi-lo.

"Quando eu ouvi pela primeira vez demo os 'Halcyon Days" Eu pensei,' Essa música não vai estar no álbum '", revela Kotipelto. "Quando eu cantava na demo eu comecei a pensar" Hmm, isso poderia funcionar. Eu não sou techno, mas ...quando eu cantei para o álbum eu pensei, porém, 'Foda-se, esta é a melhor música do álbum' (risos).

 Quando tocamos ao vivo, os caras arranjam para que ele não tenha aquela parte pesada techno, por isso vai ser muito mais pesado, mas eu ainda acho que é uma música legal. É um experimento, de modo  que alguns  fãs mais velhos Stratovarius pode ser como eu fui quando ouvi-lo pela primeira vez e disse: 'que porra é essa?' Esperemos que eles vão ter a mesma reação que eu fiz depois de algumas escutas, onde eles vão acabar amando a música. "

O primeiro single, 'Unbreakable' é menos de uma chacoalhada em comparação, mas como o primeiro single de um álbum do Stratovarius não segue os passos de singles anteriores como 'Black Diamond', Will The Sun Rise?, Father Time ou  Hunting High And Low,nos quais são favoritos dos fãs hoje em dia. Os elementos pop de 'Unbreakable' soa para os ouvidos da mesma forma que - lembra o hit de NIGHTWISH 'Amaranth', do álbum Dark Passion Play.

"Isso é engraçado" (risos)  "e é bom que você mencionou, porque Stratovarius influenciou Tuomas (Holopainen tecladista /fundador) no passado, então talvez nós podemos roubar um pouco dele (risos). Ele é um cara muito legal . "

Um bônus totalmente inesperado em Nemesis é a balada única perto do fim em vez de ter um power metal necessariamente, pelo menos  dois respingados a respeito do caminho da gravação.
"Ninguém mais tinha composto qualquer balada para o álbum, e nós pensamos que talvez devêssemos ter um  presente. Queríamos que Nemesis fosse o mais pesado e mais sincero em comparação com os álbuns anteriores. Tive a idéia principal de "If the Story is Over” dois ou três anos atrás, e eu mostrei a Jani Liimatainen (ex-Sonata Arctica) cerca de um ano atrás. Ele co-escreveu a música e compôs a letra. Havia espaço para uma balada, sem mais. "

"Há uma abundância de boas canções sobre Nemesis", acrescenta ele, "então talvez nós finalmente fizemos algo certo."

Uma dessas coisas certas foi escolher o direito de substituir o baterista Jörg Michael, que constituiu a coluna dorsal Stratovarius a partir de 1995,  optando por sair por motivos de saúde em 2012. A composição para Nemesis estava em andamento muito antes de Rolf Pilve ser foi convidado para pegar o lugar, mas não há dúvida de que ele tem uma influência sobre o resultado final.


"Quando decidimos sobre Rolf, eu acho que afetou mais para as canções de Matias ", diz Kotipelto. "Os dois passaram três semanas no estúdio experimentando coisas diferentes para que eles tivessem muito tempo para experimentar, e eu acho que pode ser ouvido no álbum. E, Rolf tem sido um grande fã do Stratovarius desde que ele tinha 15 anos ou algo assim, que também fez a diferença. Quando fizemos a audição ele deveria tocar quatro ou cinco músicas, e eu perguntei se ele conhecia alguma outra canção, e ele disse '. Sim, basta escolher um” (Risos). Ele tocou essas músicas melhor do que nós. O estilo de tocar de Rolf é mais moderno, eu acho que você pode dizer, mas ele também pode tocar power metal com groove. Ele é um grande baterista e um cara legal, de modo que teve um efeito sobre as gravações, definitivamente. Jorg é um baterista brilhante, mas seu estilo é diferente, então trazer Rolf fez mudar as coisas. "

Não importa quão bom sejam as músicas e os músicos, no entanto, a seqüência de faixas desempenha um papel enorme na forma como um álbum vai como um todo. Chame isso de sorte ou instinto, mas o fluxo de Nemesis é uma grande parte da razão pela qual ela funciona tão bem. Alguém tem que saber quantas vezes a seqüência de música foi desordenada e confundida, antes da banda deixar o álbum fluir.

"Esta é provavelmente uma questão para Matias. Ele me ligou quando o álbum estava a duas semanas antes de ir para mixar e perguntou como eu achava que a ordem das músicas deveria ser. É um jogo sem fim se você começar a perguntar todos na banda sobre isso, por isso o meu voto e o de Rolf foi para Matias escolher as músicas (risos). Eu só não queria que o álbum fosse muito longo porque tínhamos 15 músicas, e na minha opinião ele tinha que ser tão bom quanto possível e não tão longo . Possivelmente a ordem das músicas feita por Matias é quase o que eu escolhi, talvez eu teria mudado uma das músicas com uma das faixas bônus.  Estou muito satisfeito com o que ele fez "

Juntando tudo, Kotipelto está ciente do fato de que Timo Tolkki realmente elogiou a banda ao público em meados de janeiro, quando a pressão para Nemesis estava construindo. Tomando a sua página oficial do Facebook, O ex-guitarrista - que não tem falado olho-no-olho com seus ex companheiros de banda, por uma série de questões, desde a sua partida - postou uma atualização dizendo:

 "Ouvi apenas dois novos clipes, ' Unbreakable ' e 'Halcyon Days', de meus ex-companheiros de banda. Estou realmente chocado. Estas são canções muito legais. A produção é moderna e nova. Way to go! "

Kotipelto está compreensivelmente satisfeito com a notícia, pois a vida é muito curta para mais drama.

"Isso é algo novo por parte dele, por isso estou muito feliz se ele gosta das músicas."

Por Carl Begai

Tradução: Daiane Aguilär

Fonte: Braveword